Tuesday, December 05, 2006

Gentileza

Lembrei essa semana do filósofo Gentileza, lembram dele? Passou a vida inteira pregando que "gentileza gera gentileza". Levou essa mensagem ao mundo do jeito que sabia e podia. Em cartazes, em paredes, em todos os meios que dispunha para divulgar e ensinar a gentileza, ensinar ao mundo que ser gentil era a única forma de melhorar o mundo.

Claro! Na sua mensagem estava implicito que só o amor pode nos tornar, não sei se digo mais humanos, ou simplesmente humanos. Atualmente está difícil de enxergar essa humanidade nos homens e nas suas desastradas ações. Pessoas esclarecidas, que se dizem portadoras da mensagem de Deus, acabam se arvorando o papel de deuses.

Como entender essa intervenção não provocada norte-americana no Iraque? Por um capricho, pela necessidade de arrumar uma guerra para fortalecer a posição política de um presidente, e dizendo ao mundo que são os salvadores, um país aniquila milhares de civis inocentes do outro em nome do que? De todas as maneiras que o povo iraquiano poderia resolver os seus conflitos internos, tenho certeza que não é pela eliminação de centenas de milhares de inocentes que se vá obter a paz.

Quem nomeou os americanos do norte a policia do mundo? Quem concedeu esse mandato? Ou é em razão da força e da tirania que assim procedem? Agora mesmo, esse personagem de desenho animado, que seria cômico não fosse trágico, o representante dos Eua deixa a ONU, organismo que essa administração norte-americana fez absoluta questão de desmoralizar completamente.

Estava pensando o quanto essa atual administração norte-americana conseguiu deixar o mundo pior, muito pior. E o pior de tudo, com seu líder ainda usando o nome de Deus para fazer essa obra de destruição da paz e da harmonia mundial. Esse será um período que passará para história como anos negros, anos de barbárie, anos de retrocesso. Que Deus tenha piedade de nós!

No comments: