Tuesday, January 03, 2006

Bem-vindos ao Amancebado



Amancebado - que vive em estado de mancebia. Mancebia, s. f., estado de quem vive amancebado; concubinato; vida dissoluta; a juventude, os mancebos.

Pois aqui o amancebado sou eu, "sou aquele que vive em estado de mancebia", mas meu concubinato é com as palavras, não nego, como não nego até uma certa vida dissoluta, sem horários, alguém que vive, não do ofício porque eu não dependo das letras, mas que vive para o ofício de escrever. Confesso que faço muito pouco nessa vida a mais do que escrever. O culpado sou eu ou o culpado são elas?

Acho que há culpados de parte a parte, eu porque não sei resistir a elas, elas por serem tão atraentes e volúveis, dispostas a se entregarem de corpo e alma ao primeiro que com elas se aventure numa narrativa qualquer. Em parte a culpa é também de quem me ensinou desde pequeno a se afeiçoar dessa forma desmedida a elas.

O que eu posso fazer? Nada além de viver com essa culpa. Sei que sempre serei este louco, entregue ao meu ofício, embriagado de fonemas, a pisotear encontros vocálicos, chutando advérbios, sem modos, empregando verbos impessoais, na companhia insana dessas loucas doidivanas, sacanas, palavras.

No comments: