Monday, January 09, 2006

Sorte Grande

Li no blog de uma amiga, ela escreveu brincando com a sua suposta "sorte grande", havia ganho na loteria, mas junto com ela havia ganho o mundo, resultado: o prêmio dividido dá o equivalente a dois reais. Como ela mesmo diz, não paga nem a passagem para ir até a agência lotérica buscar o prêmio.

Infelizmente essa ainda é uma das últimas esperanças do nosso povo; eles ainda acreditam na possiblidade de serem os sorteados, os escolhidos. A sorte grande teria que vir na certeza, não com um montão de dinheiro assim caído do céu, mas na certeza do emprego bem remunerado, na certeza da poupança que garanta a tranquilidade na aposentadoria.

Nada disso acontece por aqui; você só conta com mesmo com essa dita "sorte grande", a qual, irônicamente, de sorte não tem nada, e de grande também não tem, porque as chance de que alguém venha a ganhar alguma coisa é práticamente nula, coisa da ordem de um para cinquenta milhões.

Como o Estado não garante a sorte real, ela inventa essa sorte de fantasia, essa sorte de mentira, esse conto do vigário, essa história da carochinha. Pobre povo nas mãos dessa gente, gente má, gente ruim...

No comments: