Monday, January 15, 2007

Entendidos...

Está difícil de ser feliz nesse país do jeito como as coisas estão, principalmente na área da segurança. Só se ouve "entendidos" com propostas mirabolantes para resolver o problema, gente sem vivência do assunto, teóricos, faladores, gente que não faz a menor idéia daquilo que estão falando.

Professores universitários, técnicos de uma área inexistente, pesquisadores de um campo sem dados. Os verdadeiros profissionais da área continuam calados. Não são ouvidos porque não são doutos na matéria, são só gente que trabalha e/ou trabalhou durante 20, 30 ou 40 anos na área. Possuem a experiência prática, e mais, possuem a prática do antes e do depois.

Qual antes e depois? Do antes que as forças policiais perdessem o respeito e do depois, da falta total de respeito com a polícia, com a justiça, com as autoridades, com o Estado, com as leis. Vestiram na polícia a máscara do pavor reacionário que nutriam pelos governos ditatoriais, enfraqueceram-na como uma forma de enfraquecer o poder da autoridade no país. Aumentaram na outra ponta os direitos individuais, elevaram-nos quase ao infinito.

Agora é politicamente incorreto falar nisso; a constituição "redentora" de 1988 fez os índices de criminalidade dobrarem imediatamente no país (é só conferir qualquer estudo estatístico sério). A lei que garante o cidadão, garantiu também o marginal, foi o que ocorreu. Agora a criminalidade corre solta e sem controle. Eu não acredito que o Estado tenha condições de retomar as rédeas da situação. O futuro? ......

No comments: