Friday, January 19, 2007

O que mais há na vida?

Ouvindo-se certas opiniões chega-se a conclusão do quanto a maioria das pessoas pensam pequeno. Ou seja, não cabe na cabeça um certo universalismo, uma certa abrangência ao ver o mundo, constatar a realidade que os cerca, mesmo que de longe. Tudo se resume ao pequeno mundo em que vivem, aos limites do lar, do aparelho de televisão - que é a forma pela qual vêem o mundo.

E a televisão é, cá para nós, uma forma pobre de ver o nosso mundo. Imagem completamente distorcida pelos interesses econômicos que governam os interesses das diversas emissoras. Não pense que estou falando só Brasil, falo do mundo! A forma como os norte-americanos reagiram ao ataque brutal e despropositado ao Iraque é uma prova cabal dessa total desinformação. Lembro, na época, a maciça aprovação popular a imbecil determinação de Bush.

Por aqui o fenômeno é igual, todos centrados em futebol, carnaval e telenovelas. Como eu costumo dizer, vêem a vida em capítulos todos os dias. Nas novelas - numa gama que cobre quase todo o horário nobre! - as famílias gastam todo o seu tempo. Acreditem, no chamado "país do futebol", o horário da novela mudou o horário do futebol...

No comments: