Wednesday, February 15, 2006

Oportunistas

Estava vendo o efeito que o resultado das últimas pesquisas de opinião pública para a corrida presidencial provocou na nossa mídia especializada em política. Nota-se até um certo clima eufórico de alguns, coisa do tipo "julgaram morto quem está vivo e muito vivo!". Sem entrar no mérito dessa história de mortos-vivos, que fica mais adequada num filme "b" de George Romero, eu acho todas essas pesquisas eleitorais precipitadas e sem a menor validade para o quadro eleitoral de outubro.

São pesquisas válidas para os partidos, coisa de economia interna, eles certamente precisam decidir seus candidatos nas prévias para o próximo pleito. Em termos de preferência do eleitorado não vejo que já estejam na mesa todas as cartas, que o jogo já esteja sendo jogado, até mesmo pelo que está nesse paragráfo, não há ainda nem a definição dos candidatos que vão participar do pleito.

O único caminho seguro para saber ao certo as preferências do eleitorado é quando tudo estiver definido em termos de candidatos, nesse ponto as preferências começarão a ser definidas.

No comments: