Thursday, May 11, 2006

Plano? Que plano?

O Chanceler Celso Amorim compareceu frente a uma comissão do Senado Federal, respondendo a questionamentos referentes ao posicionamento do Brasil na questão da nacionalização dos recursos petrolíferos bolivianos, incluindo-se aí a expropriação de duas refinarias de propriedade da Petrobrás do Brasil.

Os trabalhos foram conduzidos pelo Senador Roberto Saturnino - PT/RJ, que durante o seu questionamento ao chanceler Celso Amorim, numa espécie de declaração, disse que concordava plenamente com a atitude amena do Presidente Lula frente à Bolívia, que essa atitude, embora não fosse percebida pela maioria da população brasileira, fazia parte de um plano maior para a américa do sul que estava de acordo com o seu ideário.

Infelizmente nenhum dos presentes fez a pergunta que eu gostaria que fosse feita ao sr. senador no momento: Que plano maior é esse que combina com o ideário do Senador para a América do Sul? É preciso lembrar ao Senador - e talvez também ao sr. Presidente - que a defesa dos interesses nacionais é algo que eles juraram defender quando assumiram os seus respectivos cargos.

Dessa forma, não pode haver "plano maior", por maior ou menor, por bom ou ruim que seja, que se sobreponha aos interesses do país, e, muito menos, que possa ser defendido por um senador e pelo próprio presidente da república contra os interesses nacionais.

No comments: